domingo, 30 de janeiro de 2011

Uma revolução precursora- o nascimento dos EUA

Aqui está a nossa primeira " crónica "!

A América do Norte foi ocupada, durante o século XVIII, por emigrantes das Ilhas Britânicas. Eram ingleses que fugiam das perseguições religiosas ou procuravam melhores meios de vida. Foram-se instalando ao longo da costa atlântica e constituíram 13 colónias, independentes e distintas nas suas actividades económicas . Nas colónias do Norte e Centro instalaram-se os burgueses industriais e comerciantes; nas colónias do Sul os aristocratas exploradores agrícolas.
Uma crise económica provocada pela Guerra dos Sete Anos levou a que o governo inglês aplicasse um imposto sobre o chá, açúcar e papel apenas às novas colónias.
Esta medida, porque não havia sido negociadas, não foi bem aceite e levou a um forte protesto e a uma rebelião - o carregamento de chá de alguns navios ancorados no ponto de Boston foi deitado ao mar.
A Inglaterra respondeu com a força dos exércitos e os revoltosos, organizados e com o apoio das tropas francesas  deram luta numa Guerra da Independência que durou sete anos e lhes deu a vitória.
No congresso de Filadélfia, em 1787, foi aprovado o nascimento dos Estados Unidos da América, como estado federal, e uma Constituição que pôs em prática, pela primeira vez, os princípios iluministas dos filósofos das Luzes.  


A próxima crónica será sobre a União Ibérica.

1 comentário:

  1. uma boa porcaria, isto é uma ganda merda, vai pa casa seu filho da puta

    ResponderEliminar